O RETRATO
“O retrato é um gênero na pintura, ou na fotografia, onde a intensão é descrever um sujeito humano [...] Espera-se que um retrato mostre a essência interior do sujeito (do ponto de vista do artista).”
O desenho de retrato é uma forma de arte visual que consiste na representação gráfica de um rosto humano, capturando suas características físicas, expressões e, em muitos casos, sua personalidade ou essência. Pode ser feito utilizando diversas técnicas e materiais, como lápis grafite, carvão, pastel, nanquim, aquarela ou até mesmo meios digitais.
Elementos-chave de um retrato
1. Proporções anatômicas
O desenho deve seguir as estruturas básicas do rosto (posição dos olhos, nariz, boca, orelhas e formato do crânio).
2. Sombreado e luz
O uso de claro e escuro ajuda a dar volume e realismo ao retrato.
3. Expressão facial
Capturar emoções e características únicas do modelo.
4. Semelhança
O objetivo principal é reconhecer a pessoa retratada.
5. Estilo artístico
Pode variar entre realista, estilizado, caricato ou abstrato.
Tipos de retrato
Realista: Busca fidelidade máxima à aparência real.
Expressivo: Dá ênfase à emoção ou atmosfera.
Caricatura: Exagera traços distintivos para efeito humorístico ou crítico.
Autoretrato: Quando o artista desenha a si mesmo.
O desenho de retrato é uma das disciplinas mais tradicionais e desafiadoras da arte, exigindo estudo de anatomia, observação atenta e prática constante.
Embora isso seja apenas uma breve definição do que é um retrato, ela pode nos ajudar a entender a verdadeira natureza de um retrato.
Um retrato deve poder contar uma história, a história da pessoa que esta sendo desenhada retratada ou pintada ou fotografada.
Na verdade você não consegue contar uma história inteira de uma pessoa, isso porque as pessoas são complexas e com apenas uma imagem é difícil contar toda uma vida. Mas, você pode escolher mostrar um momento especifico de emoção expressado por aquela pessoa no instante que for fotografada. Algo que realmente represente quem ela é e o que faz dela única.
I. DESENHANDO RETRATO
Ensinar alunos a desenharem retratos pode ser um processo gratificante e desafiador. Aqui está um passo a passo estruturado para ajudar no ensino:
1. Introdução aos Fundamentos
Observação
Ensine os alunos a observar rostos com atenção, notando proporções, formas e detalhes.
Formas Básicas:
Mostre que o rosto pode ser simplificado em formas geométricas (oval para a cabeça, triângulo para o nariz, etc.).
Proporções do Rosto
Explique a regra básica das proporções:
Os olhos ficam na metade da altura da cabeça.
A distância entre os olhos é aproximadamente igual ao tamanho de um olho.
A boca está a cerca de 1/3 da distância entre o nariz e o queixo.
2. Prática de Esboço e Estrutura
Desenho de Guidelines
Use linhas leves para marcar a posição dos olhos, nariz, boca e orelhas.
Formas Simplificadas
Comece com círculos e linhas para representar o crânio e o maxilar.
Ângulos e Perspectiva
Ensine a desenhar rostos de diferentes ângulos (frontal, perfil, 3/4).
3. Detalhamento das Características
Olhos
Mostre como desenhar pálpebras, íris, pupilas e sobrancelhas.
Nariz
Ensine a evitar linhas muito duras—sombreamento é mais eficaz.
Boca
Destaque o desenho do lábio superior e inferior, com atenção ao volume.
Orelhas
Explique sua posição e estrutura básica.
4. Sombreamento e Textura
Luz e Sombra
Ensine a identificar a fonte de luz e aplicar tons claros e escuros.
Degradê
Use técnicas de hachura ou esfuminho para criar transições suaves.
Cabelo
Mostre como desenhar mechas em vez de fios individuais.
Para desenhar mechas de cabelo, concentre-se em representar grupos de fios em vez de desenhar cada fio individualmente. Comece com a forma geral do cabelo e a direção das mechas, depois adicione detalhes como variações de espessura e sombreamento para dar a ilusão de mechas distintas. Use linhas curvas e irregulares para simular o movimento e a textura do cabelo.
Passos para desenhar mechas de cabelo:
1. Formato e direção
Comece esboçando a forma geral do cabelo e a direção principal das mechas. Observe como o cabelo se curva e flui ao redor da cabeça e faça um esboço inicial.
2. Mechas
Em vez de desenhar fios individuais, agrupe os fios em mechas. Imagine que cada mecha é um volume de cabelo, e use linhas curvas para representar a forma e o contorno dessa mecha.
3. Variação
Adicione variedade às suas mechas. Faça algumas mais finas, outras mais grossas, e varie o comprimento e a direção das linhas para criar um efeito mais natural e realista.
4. Textura e sombreamento
Use o sombreamento para dar profundidade e volume às mechas. Onde o cabelo se junta ou se sobrepõe, crie sombras. Onde a luz incide, deixe áreas mais claras para simular o brilho.
5. Fios soltos
Para adicionar detalhes e realismo, inclua alguns fios soltos que se destacam do resto da mecha. Use linhas finas e curvas para simular esses fios soltos.
6. Observe referências
Analise fotos e desenhos de cabelos para entender a forma como as mechas se agrupam e se movem. Isso ajudará você a criar um desenho mais realista.
Dicas
Use diferentes tipos de traços
Varie a pressão do lápis para criar linhas mais escuras e mais claras, simulando áreas de sombra e luz.
Experimente com diferentes ângulos
Não tenha medo de experimentar com diferentes ângulos e direções para as suas mechas, criando um efeito mais dinâmico.
Pratique a observação
Quanto mais você observar e praticar, mais fácil será representar mechas de cabelo de forma realista.
5. Exercícios Práticos
Cópia de Referências
Use fotos ou modelos reais para praticar.
Desenho de Memória
Peça para reproduzirem um rosto após observação.
Autorretrato
Incentive os alunos a se desenharem com um espelho.
6. Correção e Melhoria
Feedback Construtivo
Aponte acertos e áreas para melhorar sem desmotivar.
Comparação com Referências
Mostre diferenças entre o desenho e a realidade.
Repetição
A prática constante é essencial para o progresso.
7. Materiais Recomendados
Lápis de diferentes durezas (HB, 2B, 6B).
Borracha macia e esfuminho.
Papel adequado para desenho (gramatura 180g+).
Dica Extra
Paciência e Processo
Lembre aos alunos que retratos exigem tempo e prática. Erros fazem parte do aprendizado!
Mãos a obra.
II. DESENHANDO RETRATOS
Comece com formas
Os desenhos de pessoas são todos baseados em formas geométricas. Os rostos e corpos das pessoas podem ser divididos em círculos, triângulos e quadrados.
Você precisa praticar para aprender a desenhar um rosto? Imprima uma foto de uma pessoa que você queira desenhar. Comece dividindo o rosto e o corpo nas formas básicas que você vê. Desenhe essas formas na própria imagem.
Independentemente de a imagem estar em linha reta, em silhueta ou oferecendo uma visão de três quartos, decomponha-a. Você pode usar uma imagem de forma oval. A testa, por exemplo, é uma forma oval. As bochechas são círculos, enquanto o cabelo é um grupo de círculos. O nariz é um triângulo, talvez. Sinta-se à vontade para repetir esse processo com quantas fotos você precisar para adquirir essa habilidade!
Trabalhe essas linhas de relacionamento
Uma grande parte de como desenhar um rosto se resume a Obtendo a perspectiva correta. Você precisa entender a relação entre todas as características do rosto da pessoa e colocá-las no espaço correto. Use linhas suaves para marcar essas relações.
Onde está a extremidade dessa narina em relação ao canto da boca? Onde estão as orelhas em relação aos olhos? Desenhe linhas verticais ou diagonais para observar os alinhamentos e empilhamentos das características.
Pregue essas distâncias
Agora, vamos transferir suas formas e linhas para a superfície de desenho real. Pergunte a si mesmo se você está dobrando o tamanho da imagem original. Você está triplicando? Copie as formas que você esboçou na imagem de referência, seguidas das linhas de relação. Mantenha tudo proporcional - isso é fundamental.
A etapa final para você aprender a desenhar um rosto são as medidas. Aqui está uma dica de desenho de retrato: você pode usar o lápis como uma ferramenta de medição. Observe a imagem de referência original: quanto do lápis está alinhado com a distância entre a boca e a orelha? Um terço do lápis? Se você estiver fazendo o retrato com o dobro do tamanho da foto, a distância entre a boca e a orelha deve ser de 2/3 do comprimento do lápis. As medidas se somam? Você ainda está proporcional?
Não tenha medo de adicionar mais linhas à imagem original ou à sua superfície. É bom criar pontos de referência distintos para ajudar você a determinar exatamente onde cada recurso está indo.
Agora que você já aprendeu a desenhar um rosto, vamos começar a desenhar os traços!
Como desenhar uma boca realista
Agora que você tem uma ideia básica de onde estarão os principais pontos de referência, é hora de começar a esboçar os detalhes faciais. Uma dica de desenho de retrato? Sugerimos que você comece pela boca. Dependendo de sua imagem ser uma visão de três quartos ou uma silhueta, a boca pode estar no perímetro do retrato, e estabelecer o perímetro é importante. Além disso, a boca é a mais delicada de todas as características faciais, portanto, é facilmente ajustável e também um ótimo trampolim para você desenhar o restante do rosto.
Ainda trabalhando com o lápis B, comece com pequenas formas dentro dos próprios lábios, com dois círculos pequenos na parte mais carnuda do lábio superior e um na parte inferior. A partir daí, comece com as sombras da boca: onde os lábios se tocam, desenhe as sombras que você vê.
Mude para um lápis 3B ou 4B para começar a adicionar os tons médios à boca. Os tons médios abrangem a maior parte do rosto, o que muitos artistas esquecem ao fazer desenhos de pessoas.
Com o lápis de tom médio mais claro, adicione os vincos curtos e curvos dos lábios. Essa é uma parte crucial do aprendizado de como desenhar uma boca realista. Fique atento: a maneira como você desenha essas linhas indicará o volume, a idade e a flexibilidade dos lábios. Cite sua imagem de referência original se você não tiver certeza. As linhas são muito finas ou um pouco mais grossas? Os lábios realmente dizem muito sobre o sujeito.
A partir daí, com a lateral do lápis B, adicione as sombras sutis ao redor da boca. A sombra abaixo do lábio inferior é um indicador de seu tamanho. As sombras em ambos os lados podem indicar o humor do sujeito. A sombra do arco de Cupido acima do lábio superior ajudará você a fazer a transição para o nariz.
Quando estiver confiante o suficiente com o desenho do retrato, você poderá usar o dedo ou um lenço de papel para mesclar essas sombras e realmente adicionar dimensão. Posteriormente, você também pode considerar o uso de diferentes mídias para você também em seus retratos.
Como desenhar um nariz realista
Seguindo a sugestão do arco do Cupido, você saberá onde será a base do nariz. Com o lápis B, comece com dois ou três círculos (dependendo da perspectiva do retrato): um para a bola ou ponta do nariz e outro(s) para a(s) narina(s). A partir daí, adicione linhas muito delicadas para os perímetros do nariz visível.
Com o lápis 3B ou 4B - dependendo da escuridão - comece a adicionar a sombra. Você não está delineando o nariz; está dando dimensão a ele ao criar a ilusão de forma por meio das sombras no nariz.
Citando suas formas originais, linhas relacionais e linhas de medida, mantenha as proporções e distâncias ao adicionar as sombras. A pessoa tem narinas grandes ou muito pequenas? Elas têm uma ponta bulbosa ou uma ponta fina?
Uma dica para desenhar retratos: não sombreie muito a ponte ou os lados da ponte do nariz, pois qualquer quantidade de sombra que você adicionar ali terá de continuar nas bochechas do rosto. Lembre-se: se você está apenas descobrindo como desenhar um nariz realista, menos é mais.
Como desenhar olhos
Os olhos são as janelas da alma! Aprender a desenhar um olho realista é uma das partes mais complexas da criação de desenhos de pessoas. A ponte do nariz leva à parte inferior das sobrancelhas, portanto, observe isso quando você começar a usar o lápis B. Novamente, dependendo da perspectiva em que o sujeito está - em linha reta, três quartos ou silhueta -, comece com formas leves: um círculo ou oval para a íris, um crescente longo para a pálpebra superior e um retângulo oblongo para a sobrancelha. Uma regra prática de desenho de retrato real é que, quando você desenha a íris, ela nunca é totalmente revelada: a pálpebra superior quase sempre cobre pelo menos o terço superior dela.
Agora, com o lápis 3B ou 4B, comece a adicionar a sombra no vinco da pálpebra, sob a sobrancelha e, muito sutilmente, no globo ocular sob a linha dos cílios. O sombreamento graduado na pálpebra provavelmente deve ser feito com um lenço de papel na ponta do dedo.
A partir daí, você pode começar a adicionar a pupila escura e os raios da íris. A pupila é bem escura, portanto, você pode usar um lápis 4B para isso. A íris contém algumas cores escuras e Você pode usar a íris para fazer realces leves, portanto, essa parte exigirá precisão e delicadeza. Quando terminar, considere borrar a íris suavemente com um lenço de papel para ajudar a eliminar a aparência de linhas óbvias.
Ao adicionar realce ou reflexo a um esboço de retrato, como no globo ocular, lembre-se de que você não está desenhando no realce: você está removendo a sombra para aludir à presença de luz. Uma tática seria usar uma pequena borracha e apagar pontos onde você já desenhou, o que criará um efeito de reflexo.
Para os pelos das sobrancelhas e dos cílios, comece com um lápis B e, depois, passe o lápis para escurecer, se necessário. Não se esqueça: os pêlos das sobrancelhas são normalmente bem curtos e retos, enquanto os pêlos dos cílios são longos e geralmente curvados.
Como desenhar cabelos realistas
Quando você está aprendendo a desenhar retratos realistas, o cabelo pode realmente ser o ponto principal. Há quatro etapas nas quais você precisa trabalhar: volume, fluxo, valor e textura.
Volume
Primeiro, imagine que o sujeito está usando um capacete. Com o lápis B, desenhe levemente o perímetro do cabelo como uma forma sólida, semelhante a um capacete. Lembre-se de que o cabelo não é bidimensional e acrescenta mais largura e altura à cabeça.
Fluxo
Imagine a água correndo em uma superfície rochosa. Os cabelos mais longos fluem para baixo e rolam sobre os ombros e ao redor da curvatura do rosto. Com o lápis B, estabeleça esses diferentes grupos de cabelos que percorrem seus próprios caminhos para baixo. Para cabelos mais curtos que talvez ainda não tenham o peso necessário para fluir para baixo, contorne levemente os picos e vales que você vê.
Valor
É nesse momento que você usa a variedade de lápis para estabelecer sombras, tons médios e luzes. Comece com os tons mais claros, sombreando a sombra e as partes mais claras do cabelo, e lembre-se de omitir qualquer sombreamento das seções destacadas. A partir daí, comece a trabalhar nas seções mais escuras.
Textura
A textura é a parte tediosa. Você pode adicionar o máximo ou o mínimo de textura que quiser, mas como você está aprendendo a desenhar cabelos realistas, nós o orientaremos!
Com as pontas mais finas do lápis, você pode adicionar levemente as linhas dos cabelos individuais dentro de cada seção fluida que você estabeleceu anteriormente. Não desenhe o cabelo do couro cabeludo até embaixo; em vez disso, trace finamente os cabelos onde você quer que eles sejam enfatizados.
Dê os toques finais
Depois de concluir todas as características, você pode passar por cima dos pontos que deseja escurecer com um lápis 5B ou 6B. É sempre melhor deixar isso para o final, pois é sempre mais fácil escurecer do que clarear.
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904/2025
905/2025
Meus retratos
César
Sarah
Com essa abordagem gradual, os alunos podem desenvolver habilidades sólidas e confiança no desenho de retratos.
Fonte