segunda-feira, 5 de maio de 2025

RELEITURAS CONSAGRADAS DO SEXTO ANO

RELEITURAS CONSAGRADAS 
RELEITURA DE OBRAS DE ARTE

6º Ano


Tema: Releitura de Obras de Arte 

Duração: 2 aulas (45 minutos cada) 


Objetivos

• Compreender o conceito de releitura em arte. 

• Reconhecer obras de artistas famosos e suas características. 

• Desenvolver criatividade ao reinterpretar uma obra de arte. 

• Valorizar a expressão artística pessoal e coletiva. 


1ª Aula

Introdução e Contextualização


1. Conversa (10 min)

Perguntar aos alunos: 

• O que é uma “obra de arte?”

• Vocês conhecem algum artista famoso?

• O que significa releitura?

• Mostrar imagens de obras conhecidas: 
ex: Mona Lisa, O Grito, Abaporu e perguntar se reconhecem. 


2. Conceito de Releitura (15 min)

• Explicar que releitura é uma nova interpretação de uma obra já existente, mantendo elementos originais mas com um toque pessoal. 

• Mostrar exemplos de releituras famosas , ex.: Mona Lisa com óculos escuros, O Grito em versão cartoon.


3. Análise de Obras (20 min)

• Dividir a turma em grupos e distribuir imagens de obras famosas (Van Gogh, Tarsila do Amaral, Portinari, etc.). 

• Cada grupo deve descrever: 

• Cores, formas e sentimentos transmitidos. 

• Como poderiam recriar a obra de um jeito diferente? 


4. Atividade Final (5 min)

Pedir que escolham uma obra para fazer sua releitura na próxima aula (trazer materiais: lápis, tinta, revistas para colagem, etc.). 


Para realizar uma releitura, é importante compreender a obra original e adicionar novos elementos, mantendo a essência, mas com um olhar diferente. A releitura não é uma cópia, mas sim uma interpretação renovada, que pode alterar o significado ou o estilo da obra.

Passos para fazer uma releitura

1) Compreenda a obra original: Estude a história, o contexto, o artista e a técnica utilizada.

2) Identifique os elementos-chave
O que torna a obra única? Quais são os principais temas e símbolos? Quais as cores empregadas pelo artista?

3) Escolha um novo ângulo ou tema
Como você quer "reler" a obra? Quer mudar o cenário, o estilo, o significado, ou o público-alvo?

4) Crie a nova versão
Utilize a criatividade para adicionar novos elementos, como cores, materiais, técnicas, ou até mesmo incluir outros elementos, como frases ou personagens.

5) Mantenha a conexão
A nova versão deve manter a identidade da obra original, mas com uma nova interpretação.

6) Dê os créditos
Se você utilizar elementos da obra original, reconheça a autoria.


Algumas dicas

Explore diferentes estilos
Você pode fazer uma releitura de uma pintura em forma de desenho, de uma música em forma de poema, ou de um livro em forma de peça teatral, por exemplo.

Use a criatividade
Não tenha medo de experimentar e ousar. A releitura é uma oportunidade de explorar novas possibilidades.

Concentre-se no significado
O que você quer comunicar com sua releitura? Que mensagem você quer transmitir?


Tarsila do Amaral, Manacá.

Manacá. Detalhe

Tarsila do Amaral, Manacá.



2ª Aula
Produção Artística


1. Retomada (5 min)

• Relembrar os conceitos e mostrar mais exemplos de releituras (inclusive feitas por outros alunos). 


2. Produção (35 min)

• Os alunos farão sua releitura usando técnicas variadas: 

• Desenho/pintura 

• Colagem 

• Arte digital (se houver recursos) 

• Incentivar a criatividade: mudar cores, cenário, estilo (ex: Mona Lisa como astronauta). 


3. Exposição e Debate (10 min)

• Cada aluno apresenta sua obra e explica sua inspiração. 

• Discussão: 

• O que mudou na releitura em relação à original?

• Qual foi a parte mais desafiadora?


4. Avaliação

Participação nas discussões. 

Criatividade e originalidade na releitura. 

Engajamento na atividade prática. 


Materiais Necessários

•  Imagens de obras de arte famosas. 

•  Papel, lápis, tintas, cola, revistas, tesoura. 

•  Projetor (opcional para mostrar exemplos). 


Observação
Adapte os artistas conforme o repertório da turma. Incentive o respeito às diferentes interpretações! 

Prontos para transformar obras clássicas em arte moderna? Vamos criar!



ALGUMAS RELEITURAS


"Monalisa Masculina Cabra Macho", de Lenny Souza

"Mona Hipster", de Fernanda Peltier

"Monalisa for Destruction", de Will Knack


"Mona Eterna", de Neto Torin



ARTISTAS QUE VAMOS ABORDAR


Tarsila do Amaral (1886 - 1972)

Tarsila de Aguiar do Amaral (Capivari, 1 de setembro de 1886 e morreu em São Paulo, 17 de janeiro de 1973) foi uma pintora, desenhista, escultora, ilustradora, cronista e tradutora brasileira. É considerada uma das principais artistas modernistas latino-americanas, além de ser considerada a pintora que melhor alcançou as aspirações brasileiras de expressão nacionalista nesse estilo artístico.

Abaporu. Tarsila do Amaral (1)

Tarsila do Amaral. Antropofagia, 1929. Óleo sobre tela. 125,9 x 141,9 cm. 
Foto: Rómulo Fialdini.

Tarsila do Amaral. A Lua. 1928. Óleo sobre tela.

Tarsila do Amaral. Vendedor de frutas. 1928. Óleo sobre tela.

Tarsila do Amaral. Manacá (um tipo de planta arbustiva ornamental), 1927. Óleo sobre tela. 75,9 x 63,5 cm. Foto: Rômulo Fialdini.

Tarsila do Amaral. O pescador. 1925. (2)

Tarsila do Amaral. A caipirirnha. 1923.(2)



Wifredo Lam (1902 - 1982)

Wifredo Óscar de La Concepción Lam y Castilla (Sagua la Grande, Cuba, 2 de Dezembro de 1902 – Paris, 11 de Setembro de 1982), foi um pintor cubano, com trabalhos em escultura e cerâmica.












Tunga (1952 - 2016)

Antônio José de Barros Carvalho e Mello Mourão, (8 de fevereiro de 1952 – Rio de Janeiro, 6 de junho de 2016) conhecido como Tunga, foi desenhista, escultor, e artista performático, é considerado uma das figuras mais emblemáticas da cena artística nacional.








Iberê Camargo (1914 - 1994)

Iberê Camargo, (Restinga Seca, 18 de novembro de 1914 - Porto Alegre, 9 de agosto de 1994) foi um pintor, professor e gravurista brasileiro.














Vincent Van Gogh (1853 - 1890)

Vincent Willem van Gogh (Zundert, 30 de março de 1853 – Auvers-sur-Oise, 29 de julho de 1890) foi um pintor pós-impressionista Holandês. Considerado uma das figuras mais famosas e influentes da história da arte ocidental, criou mais de dois mil trabalhos ao longo de pouco mais de uma década, incluindo 860 pinturas a óleo, grande parte das quais, concluídas nos seus últimos dois anos de vida. As suas obras incluem paisagens, natureza-morta, retratos e autorretratos, caracterizados por cores dramáticas e vibrantes, além de pinceladas impulsivas e expressivas, que contribuíram para as fundações da arte moderna e trouxeram distinção para o estilo do pintor.

The Red Vineyards Near Arles (1888) retrata uma paisagem perto da Abadia de Montmajour durante a colheita da uva. Diz-se que foi esta a unica pintura que Van Gogh vendeu na vida. O sol da tarde, pairando no horizonte, torna grande parte da paisagem de um vermelho ardente enquanto pessoas trabalham nos campos. Por ocasião de sua exposição de grande sucesso de 1984, “Van Gogh in Arles”, o Metropolitan Museum of Art de Nova York destacou que “Sua mudança de Paris para o Midi deu origem a experimentações ousadas no uso da cor e a explorações de estilo e assunto”, resultando em “um ponto de virada no curso da arte ocidental do século XIX”.

Vicent van Gogh. Jardim em Arles.

Vicent van Gogh. Jardim em Arles.

Van Gogh. Blumengarten

Van Gogh. Blumengarten

Vicent van Gogh. Jardim em Arles.


Vicent van Gogh. Jardim em Arles.

Van Gogh. Meio-dia ou Jardim Atrás de uma Casa.

Van Gogh. Jardim de Flores.

Van Gogh. House with sunflowers.

Vicent van Gogh. Jardim em Arles.

Van Gogh. Meadow with flowers under stormy sky






Van Gogh. Girassóis

Henri Matisse (1860-1954)
Henri-Émile-Benoît Matisse (Le Cateau-Cambrésis, 31 de dezembro de 1869, e morreu em Nice, a 3 de novembro de 1954). Foi artista francês, desenhista, gravurista e escultor, mas é principalmente conhecido como um pintor. Matisse é considerado, juntamente com Picasso e Marcel Duchamp, como um dos três artistas mais importantes do século XX, responsável por uma evolução significativa na pintura e na escultura. Embora fosse inicialmente rotulado de fauvista (uso de cores puras, sem misturar com outras), na década de 1920 ele foi cada vez mais aclamado como um defensor da tradição clássica na pintura francesa. Seu domínio da linguagem expressiva da cor e do desenho, exibido em um conjunto de obras ao longo de mais de meio século, valeram-lhe o reconhecimento como uma figura de liderança na arte moderna. (WP)

Henry Matisse. A dança.





Le Dessert: harmonie en rouge (Harmonia em vermelho), 1908.

Le Dessert: harmonie en rouge (Harmonia em vermelho), 1908.


Matisse. O gato com peixes vermelhos.


Edvard Munch (1863-1944)
Edvard Munch nasceu em Ådalsbruk, 12 de dezembro de 1863 e morreu em Oslo, 23 de janeiro de 1944. Foi um pintor norueguês, um dos precursores do impressionismo e expressionismo. A sua obra mais famosa é Skriket ("O grito") na qual uma pessoa numa ponte grita a sua angústia e aflição. Muitos dos seus quadros estão expostos no Museu de Munch em Oslo.

Edvard Munch. O grito. 1893.



As cinco versões do Grito de Edvard Munch.


Oswaldo Goeldi (1895 – 1961)
Oswaldo Goeldi (Rio de Janeiro RJ 1895 – idem 1961). Gravador, desenhista, ilustrador, professor. Filho do cientista suíço Emílio Augusto Goeldi. Com apenas 1 ano de idade, muda-se com a família para Belém, Pará, onde vivem até 1905, quando se transferem para Berna, Suíça. Aos 20 anos ingressa no curso de engenharia da Escola Politécnica, em Zurique, mas não o conclui. Em 1917, matricula-se na Ecole des Arts et Métiers (Escola de Artes e Ofícios), em Genebra, porém abandona o curso por julgá-lo demasiado acadêmico. A seguir, passa a ter aulas no ateliê dos artistas Serge Pahnke (1875 - 1950) e Henri van Muyden (1860 - s.d.). No mesmo ano, realiza a primeira exposição individual, em Berna, na Galeria Wyss, quando conhece a obra de Alfred Kubin (1877 - 1959), sua grande influência artística, com quem se corresponde por vários anos. Em 1919, fixa-se no Rio de Janeiro e passa a trabalhar como ilustrador nas revistas Para Todos, Leitura Para Todos e Ilustração Brasileira. Dois anos depois, realiza sua primeira individual no Brasil, no saguão do Liceu de Artes e Ofícios. Em 1923, conhece Ricardo Bampi, que o inicia na xilogravura. Na década de 1930, lança o álbum 10 Gravuras em Madeira de Oswaldo Goeldi, com introdução de Manuel Bandeira (1886 - 1968), faz desenhos e gravuras para periódicos e livros, como Cobra Norato, de Raul Bopp (1898 - 1984), publicado em 1937, com suas primeiras xilogravuras coloridas. Em 1941, trabalha na ilustração das Obras Completas de Dostoievski, publicadas pela Editora José Olympio. Em 1952, inicia a carreira de professor, na Escolinha de Arte do Brasil, e, em 1955, torna-se professor da Escola Nacional de Belas Artes - Enba, no Rio de Janeiro, onde abre uma oficina de xilogravura. Em 1995, o Centro Cultural Banco do Brasil realiza exposição comemorativa do centenário do seu nascimento, no Rio de Janeiro.



Oswaldo Goeldi. Chuva.


RELEMBRANDO

Fazer boas releituras de obras de arte envolve criatividade, pesquisa e respeito pela obra original. Aqui está um passo a passo para criar releituras significativas e originais:

1. Escolha da Obra Original
- Selecione uma obra que lhe inspire (pode ser uma pintura famosa, escultura, fotografia ou até mesmo uma arte digital).
- Considere o contexto histórico, a mensagem e as técnicas usadas pelo artista original.

2. Pesquisa e Análise
- Estude a obra: cores, composição, tema e simbologia.
- Entenda o artista: sua trajetória, influências e intenções.
- Reflita sobre o que essa obra significa para você e como pode ser reinterpretada.

3. Defina sua Abordagem
Uma releitura pode ser feita de várias formas:
- Mudança de estilo: Transforme uma obra renascentista em pop art, cubismo ou pixel art.
- Atualização de contexto: Traga a obra para a realidade contemporânea (ex.: "Moça com Brinco de Pérola" como uma influencer).
- Troca de mídia: Recrie uma pintura em fotografia, escultura, colagem ou arte digital.
- Inversão de perspectiva: Mostre a cena por outro ângulo ou dê voz a um personagem secundário.
- Crítica social ou humor: Use a obra para fazer um comentário político ou uma paródia.

4. Técnica e Processo Criativo
- Experimente materiais diferentes (tinta acrílica, aquarela, carvão, recortes, etc.).
- Se for digital, explore ferramentas como Photoshop, Procreate ou IA generativa (de forma ética).
- Mantenha elementos icônicos da obra original para manter a conexão.

5. Toque Pessoal
- Insira sua identidade artística: cores favoritas, traços característicos ou temas que você costuma abordar.
- Adicione símbolos ou elementos que tenham significado para você.

6. Reflexão e Apresentação
- Compare sua releitura com a original e avalie se transmitiu sua mensagem.
- Escreva uma breve explicação sobre suas escolhas (opcional, mas enriquece a obra).
- Compartilhe em redes sociais, exposições ou portfólios, creditando sempre o artista original.

Exemplos Inspiradores

- Frida Kahlo → Releituras com diversidade de gênero e etnias.
- "A Noite Estrelada" de Van Gogh → Versões em animação, arte urbana ou 3D.
- "O Grito" de Munch → Adaptações com personagens modernos (homem-aranha, emojis).

A chave para uma boa releitura é equilibrar homenagem e originalidade, transformando a obra em algo novo, mas reconhecível.








Fonte
















LUA DO MILHO OU LUA DE MORANGO

ARTE INDÍGENA 7º ANO LUA CHEIA DE JUNHO  LUA DE MILHO, LUA DE MORANGO OU LUA DA FLORAÇÃO 11 de Junho, 2025 04h43min Na madrugada de 11 de ju...