terça-feira, 3 de junho de 2025

ARTE E BRINCADEIRA

ARTE E BRINCADEIRA
6º ANO

Arte-Brincadeira: 
A Intersecção entre Arte, Jogo e Criatividade


Duração: 10 aulas

Público-Alvo: Estudantes de artes, educação ou interessados em geral 

Objetivos da Aula

1. Compreender o conceito de arte-brincadeira e sua relação com o lúdico.
2. Explorar obras e artistas que utilizam o brincar como parte do processo criativo.
3. Estimular a criatividade por meio de atividades práticas que unem arte e brincadeira.

Estrutura da Aula

1. Introdução 

• O que é Arte-Brincadeira?

Definição 
Arte-brincadeira é uma abordagem artística que integra elementos lúdicos, jogos e interação ao processo criativo. Ela desafia a ideia tradicional de arte como algo estático, convidando o espectador a participar e se envolver.

Contexto histórico 

Relação com movimentos como o Dadaísmo, Surrealismo e a Arte Contemporânea, que exploram o absurdo, o acaso e a participação do público.

Exemplos de artistas: Lygia Clark, Hélio Oiticica, Yayoi Kusama e Joseph Beuys.

ATIVIDADE NO LABORATÓRIO DE ARTE

• Fazer um grupo com 4 ou 5 colegas.

• Listar em seu caderno todas as brincadeiras que você gosta

• Discutir com seus colegas quais dessas brincadeiras podem ser construídas no âmbito do CMPA. 

• Escolher tres (3) brincadeiras para construir.

• Se for um joguinho inventado, deve ser criado regras para que todos possam jogar.

• O jogo construído ou um Vestígio do  jogo deve ser preservado para constituir uma obra de arte.


2. Apresentação de Referências Artísticas 

• Lygia Clark e os "Bichos"
• Esculturas manipuláveis que convidam o público a interagir e transformar a obra.
• Hélio Oiticica e os "Parangolés":
• Capas e estandartes que ganham vida com o movimento do corpo.
• Yayoi Kusama e as "Obliteration Rooms":
• Espaços interativos onde o público pode colar adesivos coloridos, transformando o ambiente.
• Joseph Beuys e a "Arte Social"
• Obras que envolvem participação coletiva e jogos simbólicos.


3. Discussão e Reflexão 

• Perguntas para debate:
• O que diferencia a arte-brincadeira de uma brincadeira comum?
• Como a participação do público transforma o significado de uma obra de arte?
• A arte precisa ser séria para ser relevante?


4. Atividade Prática: Criando sua Arte-Brincadeira 

Material necessário: Papel, tintas, cola, tesoura, objetos recicláveis, tecidos, adesivos, etc.

Instruções

1. Em grupos ou individualmente, os participantes (alunos) devem criar uma obra que envolva interação ou brincadeira.

2. A obra pode ser um jogo, uma escultura manipulável, um ambiente interativo ou uma performance.

5. Incentivar a criatividade e a exploração de materiais não convencionais.

Exemplos de ideias

• Construir um labirinto de papel onde os jogadores precisam encontrar um caminho, com uma bolinha de gude.

• Criar máscaras ou fantasias que transformam quem as veste.

• Desenhar um jogo de tabuleiro com regras absurdas ou poéticas.


6. Apresentação e Compartilhamento
 
• Cada grupo apresenta sua obra, explicando o conceito e como ela funciona.
• O público é convidado a interagir com as criações, experimentando a arte-brincadeira.


7. Conclusão e Encerramento 

Reflexão final

• Como a arte-brincadeira pode ser aplicada em outros contextos, como educação, terapia ou comunidade?

• Qual o papel do lúdico na expressão artística e na vida cotidiana?

• Encerramento com uma dinâmica leve, como uma roda de aplausos ou uma brincadeira coletiva.


Materiais de Apoio
• Imagens e vídeos de obras de Lygia Clark, Hélio Oiticica, Yayoi Kusama e Joseph Beuys.
• Textos teóricos sobre arte e lúdico (opcional para turmas mais avançadas).


Avaliação

• Participação nas discussões e 
• Participação nas atividades práticas com os colegas
• Criatividade e engajamento na criação das obras (brinquedos).
• Reflexão crítica sobre o tema.



Essa aula busca não apenas informar, mas também envolver os participantes (alunos) em uma experiência prática e reflexiva, mostrando que a arte pode ser divertida, interativa, lúdica e transformadora.








FIGURAS GEOMÉTRICAS

  DESENHO COM FIGURAS GEOMÉTRICAS 7° ANO   Davi R. Matheus Mello Carolina   Helena Zaniratti