ARTE
Cueva de las manos (9 a 10 mil anos) Argentina (1)
Arte rupestre brasileira (8 a 11 mil anos).
Kouros. Arte grega sec. V aC
Período Helenístico sec I aC
A terracotta Panathenaic prize from 530 B.C.
Credit: Public domain, Metropolitan Museum of Art.
sec I aC
Sec II aC
Praxíteles; Afrodite de Cnido, sec. IV aC
Grafismo indígena brasileiro
Leonardo Da Vinci
O QUE É ARTE
Numa visão muito simplificada, a arte está ligada principalmente a um ou mais dos seguintes aspectos:
a manifestação de alguma habilidade especial;
a criação artificial de algo pelo ser humano;
o desencadeamento de algum tipo de resposta no ser humano, como o senso de prazer ou beleza;
a apresentação de algum tipo de ordem, padrão ou harmonia;
a transmissão de um senso de novidade e ineditismo;
a expressão da realidade interior do criador;
a comunicação de algo sob a forma de uma linguagem especial;
a noção de valor e importância;
a excitação da imaginação e a fantasia;
a indução ou comunicação de uma experiência-pico;
coisas que possuam reconhecidamente um sentido;
coisas que deem uma resposta a um dado problema.
• Arte é transformação
O pôr-do-sol, embora belo, não é arte, bem como uma linda e bucóloica paisagem. Quando essas percepções são transformadas em música, pintura, poesia, escultura...tornam-se arte.
Segundo Kant, a autêntica obra de arte tem que parecer como se fosse obra da natureza, i.e., a perfeição da natureza deve se apresentar na obra sem que pareça que foi realizada com esforço intencional do artista, mediante regras do fazer artístico. As regras que orientaram o artista e a sua intenção devem ser diluídas na obra de arte a tal ponto que pareça que ela é um produto da própria natureza, mesmo que se saiba que é uma obra artística, e, portanto, obra humana. (Carvalho e Melonio, 2018)
• "Da obra de arte não se espera nem se exige funcionalidade, havendo nela plena liberdade para lidar com formas e materiais, cores e movimentos, sons e gestos, silêncios e palavras dos quais se espera que exprimam significações e verdades, e cuja beleza decorre justamente de seu poder expressivo."
(Marilena Chaui)
• O sentido da arte não está na realização de funções práticas ou materiais. Não se exige funcionalidade, apenas ser expressiva.
• “A obra de arte é primeiro obra, depois obra de arte” (Fernando Pessoa)
Ex: Um vaso é somente um utensílio doméstico, mas torna-se arte quando ganha desenhos, pinturas, etc.
• Criamos objetos que nos ajudem a expressar sentimentos e necessidades
• A arte serve para interpretarmos o mundo e nosso lugar no mundo
A ARTE REFLETE VALORES SOCIAIS DE UM POVO
A arte está relacionada à cultura dos povos, à história de uma sociedade.
• A arte nos ajuda a reconhecer o que somos. Ou o que fomos.
• Através da arte descobrimos hábitos e valores de cada tempo histórico.
A arte é a forma do ser humano marcar sua presença no mundo – pintura nas cavernas, templos religiosos, roupas, quadros, filmes, etc. - representando seu cotidiano, suas ideias, sentimentos e sensações.
• Por isso, a criação de um objeto artístico não precisa mostrar exatamente como as coisas são, mas sim como as coisas podem ser, de acordo com a sua visão.
• A função da arte e o seu valor, portanto, não estão no retrato fiel da realidade, mas sim na representação simbólica do mundo humano.
• “Através da experiência artística o ser humano
desenvolve sua imaginação e criação
aprendendo a conviver com seus semelhantes,
respeitando as diferenças e sabendo modificar
sua realidade.
• A arte dá e encontra forma e significado como
instrumento de vida na busca do entendimento
de quem somos, onde estamos e o que fazemos
no mundo”.
• É atemporal
• A arte é não fica ultrapassada.
• A arte não progride, como a tecnologia.
Mas se desenvolve e muda, assim como o mundo.
• Mas pode agradar numa época determinada,
ou em todo o tempo, dependendo dos fatores
que influenciam nossa experiência estética, a
exemplo da tecnologia.
• Desejo de beleza
• Arte é toda manifestação do
impulso de tornar a vida mais bela.
• Estudo do belo - Estética
• “Nenhuma arte é casual ou rudimentar: é
expressão de um desejo de beleza” (Antônio Candido).
A ARTE É UNIVERSAL?
• Existe um conceito de arte, um traço comum,
válido para todos os artistas e épocas?
• Um quadro concebido na Europa no séc. XIX tem valor
artístico para uma sociedade indígena brasileira?
• Provavelmente não, já que para esses grupos étnicos os
significados da arte como a entendemos não são os
mesmos, por não pertencerem ao contexto
em que eles vivem.
ARTE E RELIGIÃO
• O homem criou a linguagem, o trabalho e a arte.
• E tudo isso nasceu inseparável da religião ou do
divino, o que levou
à sacralização, à ritualidade.
• EX.: nascimento, amadurecimento, casamento,
morte, guerra, semeadura, colheita, culinária,
doença, cura, etc.
• “A sacralização e a ritualização da vida fizeram com
que medicina, agricultura, culinária, edificações,
produção de utensílios, música, dança se realizassem
como rituais ou seguindo rituais, e que certos utensílios,
instrumentos (sobretudo os musicais), assim como certos
vestuários e adornos se tornassem elementos dos
cultos. Semear e colher, caçar e pescar (...) assim como
pintar, esculpir, dançar, cantar e tocar instrumentos
sonoros surgiram, portanto, como atividades
técnico-religiosas”
• (Marilena Chaui – “Convite à filosofia”, 2004)
APREENSÃO
A apreensão da obra de arte depende:
• Repertório
(experiência, conhecimento, valores, necessidades)
• Disposição de apreciação
• Imaginação
• Compreensão
daquilo que o artista pretendeu mostrar.
APRECIAÇÃO
• Para apreciarmos a arte é necessário
aprender sobre ela.
• Aprender a observar, a analisar, a
refletir, a criticar e a emitir opiniões
fundamentadas sobre gostos, estilos,
materiais e modos
diferentes de fazer arte.
COMO O ARTISTA VÊ O MUNDO?
“A arte é um advento – um vir a ser do que
nunca existiu antes. O artista é aquele que
recorta de maneira nova e inusitada aquilo que
está na percepção de todos e que, no entanto,
ninguém parece perceber”.
• Merleau-Ponty (1908-1961) –
“Fenomenologia da percepção”
• A obra de arte “fixa e torna acessível” o mundo em
que vivemos e que percebemos sem nos darmos conta
dele e de nós mesmos nele. A obra de arte nos dá a
ver o que sempre vimos sem ver, a ouvir o que sempre
ouvimos ouvir, a sentir o que sempre sentimos sem
sentir, a pensar o que sempre pensamos sem pensar, a
dizer o que sempre dissemos sem dizer. Por isso, nela
e por ela, a realidade se revela como se jamas a
tivéssemos visto, ouvido, dito, sentido ou pensado. Eis
por que o artista é o que passa a experiência de
nascer todo dia para a “eterna novidade do mundo”
(Chaui, 2004, p.271)
PARA EXISTIR ARTE
O ARTISTA
Aquele que cria o objeto, a obra, partindo do seu conhecimento concreto, abstrato ou individual do mundo e do próprio fazer artístico, transmitindo e expressando suas ideias, seus sentimentos e suas emoções em um objeto artístico (desenho, pintura, escultura, gravura, fotografia...) que simbolize seu pensamento.
A OBRA (CRIAÇÃO)
É a criação artistica que é submetida ao entendimento e apreciação do observador. A obra de arte guarda um fim em si mesma, sem precisar de um complemento ou "tradução", desde que isso não faça parte da proposta do artista.
O OBSERVADOR
É o público que, no contato com a obra, pode chegar ao conhecimento de mundo que ela traz.
Para isso o observador usa sua sensibilidade para entendê-la e, através de seu conhecimento, captar o contexto em que a obra foi produzida, e a partir daí fazer relações com seu próprio universo e contexto.
Fontes
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