quinta-feira, 16 de maio de 2024

ARTE




Cueva de las manos (9 a 10 mil anos) Argentina (1)

Arte rupestre brasileira (8 a 11 mil anos). 


Kouros. Arte grega sec. V aC

Período Helenístico sec I aC

A terracotta Panathenaic prize from 530 B.C. 
Credit: Public domain, Metropolitan Museum of Art.

sec I aC

Sec II aC

Praxíteles; Afrodite de Cnido, sec. IV aC



Grafismo indígena brasileiro

Leonardo Da Vinci
























O QUE É ARTE










Numa visão muito simplificada, a arte está ligada principalmente a um ou mais dos seguintes aspectos:


a manifestação de alguma habilidade especial;

a criação artificial de algo pelo ser humano;

o desencadeamento de algum tipo de resposta no ser humano, como o senso de prazer ou beleza;

a apresentação de algum tipo de ordem, padrão ou harmonia;

a transmissão de um senso de novidade e ineditismo;

a expressão da realidade interior do criador;

a comunicação de algo sob a forma de uma linguagem especial;

a noção de valor e importância;

a excitação da imaginação e a fantasia;

a indução ou comunicação de uma experiência-pico;

coisas que possuam reconhecidamente um sentido;

coisas que deem uma resposta a um dado problema.









• Arte é transformação
O pôr-do-sol, embora belo, não é arte, bem como uma linda e bucóloica paisagem. Quando essas percepções são transformadas em música, pintura, poesia, escultura...tornam-se arte.

Segundo Kant, a autêntica obra de arte tem que parecer como se fosse obra da natureza, i.e., a perfeição da natureza deve se apresentar na obra sem que pareça que foi realizada com esforço intencional do artista, mediante regras do fazer artístico. As regras que orientaram o artista e a sua intenção devem ser diluídas na obra de arte a tal ponto que pareça que ela é um produto da própria natureza, mesmo que se saiba que é uma obra artística, e, portanto, obra humana. (Carvalho e Melonio, 2018)


• "Da obra de arte não se espera nem se exige funcionalidade, havendo nela plena liberdade para lidar com formas e materiais, cores e movimentos, sons e gestos, silêncios e palavras dos quais se espera que exprimam significações e verdades, e cuja beleza decorre justamente de seu poder expressivo." 
(Marilena Chaui)

• O sentido da arte não está na realização de funções práticas ou materiais. Não se exige funcionalidade, apenas ser expressiva.

• “A obra de arte é primeiro obra, depois obra de arte” (Fernando Pessoa) 

Ex: Um vaso é somente um utensílio doméstico, mas torna-se arte quando ganha desenhos, pinturas, etc.


• Criamos objetos que nos ajudem a expressar sentimentos e necessidades 

• A arte serve para interpretarmos o mundo e nosso lugar no mundo


A ARTE REFLETE VALORES SOCIAIS DE UM POVO


A arte está relacionada à cultura dos povos, à história de uma sociedade.
 
• A arte nos ajuda a reconhecer o que somos. Ou o que fomos.
 
• Através da arte descobrimos hábitos e valores de cada tempo histórico.


A arte é a forma do ser humano marcar sua presença no mundo – pintura nas cavernas, templos religiosos, roupas, quadros, filmes, etc. - representando seu cotidiano, suas ideias, sentimentos e sensações. 

• Por isso, a criação de um objeto artístico não precisa mostrar exatamente como as coisas são, mas sim como as coisas podem ser, de acordo com a sua visão. 

• A função da arte e o seu valor, portanto, não estão no retrato fiel da realidade, mas sim na representação simbólica do mundo humano.

• “Através da experiência artística o ser humano desenvolve sua imaginação e criação aprendendo a conviver com seus semelhantes, respeitando as diferenças e sabendo modificar sua realidade. 

• A arte dá e encontra forma e significado como instrumento de vida na busca do entendimento de quem somos, onde estamos e o que fazemos no mundo”.

• É atemporal

• A arte é não fica ultrapassada. 

• A arte não progride, como a tecnologia. Mas se desenvolve e muda, assim como o mundo. 

• Mas pode agradar numa época determinada, ou em todo o tempo, dependendo dos fatores que influenciam nossa experiência estética, a exemplo da tecnologia.

• Desejo de beleza

• Arte é toda manifestação do impulso de tornar a vida mais bela. 

• Estudo do belo - Estética 

• “Nenhuma arte é casual ou rudimentar: é expressão de um desejo de beleza” (Antônio Candido).

A ARTE É UNIVERSAL?

• Existe um conceito de arte, um traço comum, válido para todos os artistas e épocas? 

• Um quadro concebido na Europa no séc. XIX tem valor artístico para uma sociedade indígena brasileira? 

• Provavelmente não, já que para esses grupos étnicos os significados da arte como a entendemos não são os mesmos, por não pertencerem ao contexto em que eles vivem.

ARTE E RELIGIÃO

• O homem criou a linguagem, o trabalho e a arte. 

• E tudo isso nasceu inseparável da religião ou do divino, o que levou à sacralização, à ritualidade. 

• EX.: nascimento, amadurecimento, casamento, morte, guerra, semeadura, colheita, culinária, doença, cura, etc.

• “A sacralização e a ritualização da vida fizeram com que medicina, agricultura, culinária, edificações, produção de utensílios, música, dança se realizassem como rituais ou seguindo rituais, e que certos utensílios, instrumentos (sobretudo os musicais), assim como certos vestuários e adornos se tornassem elementos dos cultos. Semear e colher, caçar e pescar (...) assim como pintar, esculpir, dançar, cantar e tocar instrumentos sonoros surgiram, portanto, como atividades técnico-religiosas” 

• (Marilena Chaui – “Convite à filosofia”, 2004)


APREENSÃO

A apreensão da obra de arte depende: 

• Repertório (experiência, conhecimento, valores, necessidades) 

• Disposição de apreciação 

• Imaginação 

• Compreensão daquilo que o artista pretendeu mostrar.

APRECIAÇÃO

• Para apreciarmos a arte é necessário aprender sobre ela. 

• Aprender a observar, a analisar, a refletir, a criticar e a emitir opiniões fundamentadas sobre gostos, estilos, materiais e modos diferentes de fazer arte.


COMO O ARTISTA VÊ O MUNDO?

“A arte é um advento – um vir a ser do que nunca existiu antes. O artista é aquele que recorta de maneira nova e inusitada aquilo que está na percepção de todos e que, no entanto, ninguém parece perceber”. 

• Merleau-Ponty (1908-1961) – “Fenomenologia da percepção”

• A obra de arte “fixa e torna acessível” o mundo em que vivemos e que percebemos sem nos darmos conta dele e de nós mesmos nele. A obra de arte nos dá a ver o que sempre vimos sem ver, a ouvir o que sempre ouvimos ouvir, a sentir o que sempre sentimos sem sentir, a pensar o que sempre pensamos sem pensar, a dizer o que sempre dissemos sem dizer. Por isso, nela e por ela, a realidade se revela como se jamas a tivéssemos visto, ouvido, dito, sentido ou pensado. Eis por que o artista é o que passa a experiência de nascer todo dia para a “eterna novidade do mundo” (Chaui, 2004, p.271)


PARA EXISTIR ARTE


O ARTISTA
Aquele que cria o objeto, a obra, partindo do seu conhecimento concreto, abstrato ou individual do mundo e do próprio fazer artístico, transmitindo e expressando suas ideias, seus sentimentos e suas emoções em um objeto artístico (desenho, pintura, escultura, gravura, fotografia...) que simbolize seu pensamento. 


A OBRA (CRIAÇÃO)
É a criação artistica que é submetida ao entendimento e apreciação do observador. A obra de arte guarda um fim em si mesma, sem precisar de um complemento ou "tradução", desde que isso não faça parte da proposta do artista.


O OBSERVADOR
É o público que, no contato com a obra, pode chegar ao conhecimento de mundo que ela traz. 
Para isso o observador usa sua sensibilidade para entendê-la e, através de seu conhecimento, captar o contexto em que a obra foi produzida, e a partir daí fazer relações com seu próprio universo e contexto. 




Fontes














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