TECNOLOGIAS NAS ARTES VISUAIS
7º ano
Duração:8 Aulas de 45 min. cada
Objetivos da Aula
• Compreender como a tecnologia influencia e transforma as artes visuais.
• Identificar técnicas e obras que utilizam recursos tecnológicos.
• Estimular a reflexão sobre os limites entre arte tradicional e digital.
Materiais Necessários
• Projetor e computador com acesso à internet.
• Imagens de obras de arte que usam alguma tecnologia seja fotografia, arte digital, videoarte e instalações interativas.
• Materiais para atividade prática: papel, lápis, celulares ou tablets (opcional).
Estrutura da Aula
1. Acolhida e Introdução
• Cumprimentar os alunos e apresentar o tema: “História da tecnologia na arte, definição de tecnologia, como a tecnologia está presente na arte hoje?”.
• Questionar: “Vocês já criaram ou viram obras de arte feitas com o uso de alguma tecnologia?”.
2. Explicação Teórica
Tecnologia
A palavra Tecnologia refere-se ao conjunto de conhecimento para realizar processos, métodos, técnicas e ferramentas usados para produzir bens, serviços e realizar objetivos, modificando o meio ambiente para satisfazer necessidades humanas.
Sua etimologia vem do grego Techne, τέχνη, e significa arte, técnica, ofício, habilidade ou saber fazer; e Logos, λόγος: refere-se a palavra, estudo, tratado, conjunto de saberes ou razão. Significando, portanto, o "estudo da técnica" ou a "razão do saber fazer".
A tecnologia é um conhecimento, um saber e uma prática, suas ferramentas, objetos, transformações.
Conhecimento e prática: é o conhecimento aplicado ao trabalho diário, ou seja, um conjunto de métodos e técnicas para realizar tarefas de forma mais eficiente.
Ferramentas e objetos: Abrange os processos, ferramentas e objetos criados para atender às necessidades e metas humanas.
Transformação: Uma força que molda a sociedade e o ambiente, impulsionando o progresso e oferecendo soluções para desafios.
Contexto profissional: No ambiente profissional, significa a utilização estratégica de processos e ferramentas para otimizar o trabalho, gerar inovação e potencializar o talento humano.
Portanto, a palavra tecnologia significa o estudo ou o conjunto de saberes sobre as técnicas ou um "saber fazer".
O que é arte tecnológica?
• Explicar que a tecnologia na arte vai além do computador: inclui fotografia, impressão, serigrafia (gravura), vídeo, impressão 3D, realidade aumentada, etc.
Exemplos:
• Pintura Digital:
Artistas como David Hockney e suas obras no iPad.
David Hockney. A Closer Winter Tunnel, February - March, 2006.
David Hockney.
David Hockney. A green valley. Pintura digital em iPad. 2008.
David Hockney
David Hockney
David Hockney. Pintura em iPad.
David Hockney
David Hockney
David Hockney
David Hockney
• Videoarte:
Exemplos de Nam June Paik, pioneiro na uso de TVs em instalações.
• Arte Generativa:
Obras criadas por algoritmos (ex: obras do artista Refik Anadol).
Desde a participação de Refik Anadol, artista Turko-norte-americano, no programa de residência Google AMI Arts & AI em 2016, o artista e sua equipe têm sido pioneiros em treinar algoritmos personalizados de aprendizado de máquina para processar vastos conjuntos de dados públicos que revelam camadas não reconhecidas de nossas realidades externas, memórias coletivas e sonhos. trabalhou com mais de quatro bilhões de imagens e treinou mais de 300 modelos de IA com conjuntos de dados de imagem, som e texto. Parte desse resultado foi exibido no Espaço Itaú durante o festival em São Paulo em 2023. Além das obras do artista, o público terá a oportunidade de experimentar conteúdo 3D e design de movimento surpreendentes produzidos por IA, muito parecido com a atmosfera do grandes centro urbanos do mundo.
Refik Anadol.
Refik Anadol.
Refik Anadol.
Refik Anadol Studio anunciou hoje planos para o primeiro museu de artes de inteligência artificial (IA) do mundo. O museu, Dataland, deve ser inaugurado em 2025, com uma localização emblemática no empreendimento projetado por Frank Gehry, The Grand LA, no centro de Los Angeles. A localização no Grand fará com que o museu seja vizinho próximo de importantes instituições de arte do distrito, incluindo o Museu de Arte Contemporânea de Los Angeles (Moca), o Museu Broad e o Centro de Artes Cênicas Walt Disney Hall, outro edifício de Gehry, para o qual o Grand fica do outro lado da South Grand Avenue.
• NFTs: Explique brevemente o conceito de arte digital tokenizada.
Um NFT (Non-Fingible Token; token não fungível) é um ativo digital único que representa a propriedade ou autenticidade de um item, como arte, música ou um item de jogo, através da tecnologia blockchain. Sua característica "não fungível" significa que é insubstituível por outro item de valor ou tipo semelhante, ao contrário de uma moeda, onde um real pode ser trocado por outro real. Cada NFT possui um código único e metadados específicos, servindo como um certificado digital de posse que é verificável e imutável na blockchain.
Como funciona?
Blockchain: Os NFTs utilizam a tecnologia blockchain, sendo registrados em um livro-razão digital distribuído e imutável.
Tokenização: Um item digital ou físico é "tokenizado", ou seja, transformado em um token único e exclusivo.
Registro de Propriedade: Esse token contém um código e metadados que registram a propriedade, rastreando a autenticidade e a história de cada NFT.
O que um NFT representa?
Um NFT pode estar associado a diversos tipos de itens:
Arte digital: Fotos, imagens, vídeos e outras formas de arte digital.
Música e áudio: Gravações musicais ou de eventos.
Itens de jogos: Como personagens virtuais ou objetos dentro de um jogo.
Colecionáveis: Cartões colecionáveis digitais e outros itens únicos.
Por que os NFTs têm valor?
O valor de um NFT é determinado pela demanda do mercado e pela percepção do valor atribuído ao item digital que ele representa. A singularidade, a autenticidade garantida pela blockchain e a escassez são fatores-chave que conferem valor a esses ativos digitais.
Discussão
• A arte feita com tecnologia é "menos arte"?
• “Como a tecnologia ampliou as possibilidades de criação?”
3. Atividade Prática
• Criação de arte com com uso de tecnologia: Use uma releitura para modificá-la com algum aplicativo.
Criação de um “Desenho Digital” ou “Colagem Virtual”
• Opção 1 (sem dispositivos): Desenhar no papel e depois “intervir” com emojis ou elementos impressos, simulando uma colagem digital.
• Usar uma obra de artista brasileiro e intervir sobre ela com outro desenho, simulando camadas adicionadas sobre a obra.
• Opção 2 (com dispositivos): Usar aplicativos simples de desenho (como Sketchbook, Procreate ou Kleki) para criar uma obra com ferramentas digitais.
Regina Silveira. Destrutura Urbana 8 (1976). 50 x 70 cm. Serigrafia sobre papel.
Exemplar nº 8/10.
Regina Silveira. Destrutura Urbana 2. Serigrafia em cores 1975.
Regina Silveira. São Paulo. serigrafia. 1976.
Regina Silveira. São Paulo. serigrafia. 1976. (detalhe)
Instruções
1. Escolha um tema livre ou “O futuro da natureza”.
2. Use pelo menos 3 elementos tecnológicos (ex: pixels, ícones, códigos QR fictícios).
3. Compartilhe com a turma (em grupos ou individualmente).
4. Encerramento e Reflexão
• Expor brevemente as criações dos alunos (projetor ou mural).
• Retomar as discussões iniciais: “A tecnologia substitui o artista ou é uma ferramenta?”
• Concluir destacando que a arte evolui com a sociedade, e a tecnologia é parte disso.
Avaliação
• Cada aula terá uma avaliação de 0 a 10, dependendo da participação do aluno em completar a atividade do dia.
• Ao final desse tópico, o aluno apresentará um trabalho valendo 10.
• Serão 4 notas que redundará em uma média final que será a nota.
• Participação nas discussões.
• Criatividade e uso consciente dos recursos tecnológicos na atividade prática.
Para Ampliar
• Sugerir canais no YouTube sobre arte digital.
• Indicar artistas brasileiros que usam tecnologia, como Giselle Beiguelman.
OBRAS DO SÉTIMO ANO
Fonte
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