terça-feira, 3 de junho de 2025

ARTE E BRINCADEIRA

ARTE E BRINCADEIRA
6º ANO

Arte-Brincadeira: 
A Intersecção entre Arte, Jogo e Criatividade


Duração: 10 aulas

Público-Alvo: Estudantes de artes, educação ou interessados em geral 

Objetivos da Aula

1. Compreender o conceito de arte-brincadeira e sua relação com o lúdico.
2. Explorar obras e artistas que utilizam o brincar como parte do processo criativo.
3. Estimular a criatividade por meio de atividades práticas que unem arte e brincadeira.

Estrutura da Aula

1. Introdução 

• O que é Arte-Brincadeira?

Definição 
Arte-brincadeira é uma abordagem artística que integra elementos lúdicos, jogos e interação ao processo criativo. Ela desafia a ideia tradicional de arte como algo estático, convidando o espectador a participar e se envolver.

Contexto histórico 

Relação com movimentos como o Dadaísmo, Surrealismo e a Arte Contemporânea, que exploram o absurdo, o acaso e a participação do público.

Exemplos de artistas: Lygia Clark, Hélio Oiticica, Yayoi Kusama e Joseph Beuys.

ATIVIDADE NO LABORATÓRIO DE ARTE

• Fazer um grupo com 4 ou 5 colegas.

• Listar em seu caderno todas as brincadeiras que você gosta

• Discutir com seus colegas quais dessas brincadeiras podem ser construídas no âmbito do CMPA. 

• Escolher tres (3) brincadeiras para construir.

• Se for um joguinho inventado, deve ser criado regras para que todos possam jogar.

• O jogo construído ou um Vestígio do  jogo deve ser preservado para constituir uma obra de arte.


2. Apresentação de Referências Artísticas 

• Lygia Clark e os "Bichos"
• Esculturas manipuláveis que convidam o público a interagir e transformar a obra.
• Hélio Oiticica e os "Parangolés":
• Capas e estandartes que ganham vida com o movimento do corpo.
• Yayoi Kusama e as "Obliteration Rooms":
• Espaços interativos onde o público pode colar adesivos coloridos, transformando o ambiente.
• Joseph Beuys e a "Arte Social"
• Obras que envolvem participação coletiva e jogos simbólicos.


3. Discussão e Reflexão 

• Perguntas para debate:
• O que diferencia a arte-brincadeira de uma brincadeira comum?
• Como a participação do público transforma o significado de uma obra de arte?
• A arte precisa ser séria para ser relevante?


4. Atividade Prática: Criando sua Arte-Brincadeira 

Material necessário: Papel, tintas, cola, tesoura, objetos recicláveis, tecidos, adesivos, etc.

Instruções

1. Em grupos ou individualmente, os participantes (alunos) devem criar uma obra que envolva interação ou brincadeira.

2. A obra pode ser um jogo, uma escultura manipulável, um ambiente interativo ou uma performance.

5. Incentivar a criatividade e a exploração de materiais não convencionais.

Exemplos de ideias

• Construir um labirinto de papel onde os jogadores precisam encontrar um caminho, com uma bolinha de gude.

• Criar máscaras ou fantasias que transformam quem as veste.

• Desenhar um jogo de tabuleiro com regras absurdas ou poéticas.


6. Apresentação e Compartilhamento
 
• Cada grupo apresenta sua obra, explicando o conceito e como ela funciona.
• O público é convidado a interagir com as criações, experimentando a arte-brincadeira.


7. Conclusão e Encerramento 

Reflexão final

• Como a arte-brincadeira pode ser aplicada em outros contextos, como educação, terapia ou comunidade?

• Qual o papel do lúdico na expressão artística e na vida cotidiana?

• Encerramento com uma dinâmica leve, como uma roda de aplausos ou uma brincadeira coletiva.


Materiais de Apoio
• Imagens e vídeos de obras de Lygia Clark, Hélio Oiticica, Yayoi Kusama e Joseph Beuys.
• Textos teóricos sobre arte e lúdico (opcional para turmas mais avançadas).


Avaliação

• Participação nas discussões e 
• Participação nas atividades práticas com os colegas
• Criatividade e engajamento na criação das obras (brinquedos).
• Reflexão crítica sobre o tema.



Essa aula busca não apenas informar, mas também envolver os participantes (alunos) em uma experiência prática e reflexiva, mostrando que a arte pode ser divertida, interativa, lúdica e transformadora.








Nenhum comentário:

Postar um comentário

LUA DO MILHO OU LUA DE MORANGO

ARTE INDÍGENA 7º ANO LUA CHEIA DE JUNHO  LUA DE MILHO, LUA DE MORANGO OU LUA DA FLORAÇÃO 11 de Junho, 2025 04h43min Na madrugada de 11 de ju...