ARTE E BRINCADEIRA
6º ANO
Arte-Brincadeira:
A Intersecção entre Arte, Jogo e Criatividade
Duração: 10 aulas
Público-Alvo: Estudantes de artes, educação ou interessados em geral
Objetivos da Aula
1. Compreender o conceito de arte-brincadeira e sua relação com o lúdico.
2. Explorar obras e artistas que utilizam o brincar como parte do processo criativo.
3. Estimular a criatividade por meio de atividades práticas que unem arte e brincadeira.
Estrutura da Aula
1. Introdução
• O que é Arte-Brincadeira?
Definição
Arte-brincadeira é uma abordagem artística que integra elementos lúdicos, jogos e interação ao processo criativo. Ela desafia a ideia tradicional de arte como algo estático, convidando o espectador a participar e se envolver.
Contexto histórico
Relação com movimentos como o Dadaísmo, Surrealismo e a Arte Contemporânea, que exploram o absurdo, o acaso e a participação do público.
Exemplos de artistas: Lygia Clark, Hélio Oiticica, Yayoi Kusama e Joseph Beuys.
ATIVIDADE NO LABORATÓRIO DE ARTE
• Fazer um grupo com 4 ou 5 colegas.
• Listar em seu caderno todas as brincadeiras que você gosta
• Discutir com seus colegas quais dessas brincadeiras podem ser construídas no âmbito do CMPA.
• Escolher tres (3) brincadeiras para construir.
• Se for um joguinho inventado, deve ser criado regras para que todos possam jogar.
• O jogo construído ou um Vestígio do jogo deve ser preservado para constituir uma obra de arte.
2. Apresentação de Referências Artísticas
• Lygia Clark e os "Bichos"
• Esculturas manipuláveis que convidam o público a interagir e transformar a obra.
• Hélio Oiticica e os "Parangolés":
• Capas e estandartes que ganham vida com o movimento do corpo.
• Yayoi Kusama e as "Obliteration Rooms":
• Espaços interativos onde o público pode colar adesivos coloridos, transformando o ambiente.
• Joseph Beuys e a "Arte Social"
• Obras que envolvem participação coletiva e jogos simbólicos.
3. Discussão e Reflexão
• Perguntas para debate:
• O que diferencia a arte-brincadeira de uma brincadeira comum?
• Como a participação do público transforma o significado de uma obra de arte?
• A arte precisa ser séria para ser relevante?
4. Atividade Prática: Criando sua Arte-Brincadeira
Material necessário: Papel, tintas, cola, tesoura, objetos recicláveis, tecidos, adesivos, etc.
Instruções
1. Em grupos ou individualmente, os participantes (alunos) devem criar uma obra que envolva interação ou brincadeira.
2. A obra pode ser um jogo, uma escultura manipulável, um ambiente interativo ou uma performance.
5. Incentivar a criatividade e a exploração de materiais não convencionais.
Exemplos de ideias
• Construir um labirinto de papel onde os jogadores precisam encontrar um caminho, com uma bolinha de gude.
• Criar máscaras ou fantasias que transformam quem as veste.
• Desenhar um jogo de tabuleiro com regras absurdas ou poéticas.
6. Apresentação e Compartilhamento
• Cada grupo apresenta sua obra, explicando o conceito e como ela funciona.
• O público é convidado a interagir com as criações, experimentando a arte-brincadeira.
7. Conclusão e Encerramento
Reflexão final
• Como a arte-brincadeira pode ser aplicada em outros contextos, como educação, terapia ou comunidade?
• Qual o papel do lúdico na expressão artística e na vida cotidiana?
• Encerramento com uma dinâmica leve, como uma roda de aplausos ou uma brincadeira coletiva.
Materiais de Apoio
• Imagens e vídeos de obras de Lygia Clark, Hélio Oiticica, Yayoi Kusama e Joseph Beuys.
• Textos teóricos sobre arte e lúdico (opcional para turmas mais avançadas).
Avaliação
• Participação nas discussões e
• Participação nas atividades práticas com os colegas
• Criatividade e engajamento na criação das obras (brinquedos).
• Reflexão crítica sobre o tema.
Essa aula busca não apenas informar, mas também envolver os participantes (alunos) em uma experiência prática e reflexiva, mostrando que a arte pode ser divertida, interativa, lúdica e transformadora.
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