segunda-feira, 2 de setembro de 2024

ARTE E RECICLAGEM

6ºANO
TERCEIRO TRIMESTRE 2024

ARTE E RECICLAGEM
(Contextos e práticas / Materialidades)

Sabemos A arte tem um potencial provocador e muitos artistas a utilizam como ferramenta de ativismo. Entre as correntes existentes, destaca-se o ativismo ambiental. Com a arte contemporânea, a produção artística reinventou suas fronteiras e começou a transitar em novos territórios, utilizando linguagens como performances e instalações. O uso de materiais reciclados na arte não é limitado ao artesanato. Conheça cinco artistas que trabalham arte com reciclagem, de maneira sustentável e transmitindo uma mensagem de consciência ambiental no dia a dia das pessoas.

(1)








Lixo com memória
Painel feito com destroços da invasão fascista ao Congresso Nacional.


Uma obra do artista plástico Vik Muniz sobre o ataque ao Congresso em 8 de janeiro de 2023 será entregue nesta quarta-feira (7), às 15h30, pelo artista ao Senado e ficará em exposição permanente no Salão Azul, afixada em local próximo à entrada do Plenário da Casa. Intitulado 8 de janeiro de 2023, o painel fotográfico registra uma imagem reconstruída do Palácio do Congresso Nacional a partir de vidro despedaçado, cartuchos de balas e restos de carpete azul coletados após a invasão ao Senado em 2023.

O evento de descerramento de placa e de entrega do painel, que marca a reconstrução do Senado após a depredação causada por vândalos, contará com a presença do presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco, além de Vik Muniz. O artista doou a obra à Casa.

O material foi transportado de Brasília ao Rio de Janeiro (onde fica o ateliê do artista) por um caminhão. Cerca de 4 toneladas de destroços foram disponibilizados para Vik e sua equipe, que começaram a trabalhar na peça em maio do ano passado. De acordo com o artista, a ideia foi elaborar uma espécie de mosaico com os restos do ataque do 8 de janeiro para reconstruir a imagem de um dos principais cartões postais de Brasília: o Palácio do Congresso Nacional.

Quando o objeto, o material, já vem impregnado de significado, esse material tem a tendência de fazer com que a imagem fique mais empoderada. Nesse caso de trabalhar com o material do 8 de janeiro, acredito que não haja um brasileiro que não tenha visto o que aconteceu em Brasília naquele dia. Quando penso em Brasília, penso naquelas nuvens que parece que você pode pegar com as mãos, aquelas construções futuristas que Niemeyer imaginou. Eu optei por uma imagem que fosse alguma coisa pacífica, familiar, conciliatória. Que as pessoas pudessem ver aquele cartão postal novamente, aponta Vik.

Vik Muniz
Um dos artistas plásticos brasileiros mais renomados da atualidade, Vik Muniz é conhecido pelo uso de materiais inusitados, como chocolate, geleia e sucata. Entre suas obras mais célebres, está a série The Sugar Children (1996), na qual o artista retrata, em açúcar, crianças caribenhas.

Além da sua atividade artística, Vik está envolvido em projetos sociais e educacionais no Brasil e nos Estados Unidos. Ele também estrelou Lixo Extraordinário, que foi indicado ao Oscar de melhor documentário e ganhou o prêmio de melhor filme do público no Festival de Sundance.

Nomeado embaixador da boa vontade pela Unesco, o artista construiu no Rio de Janeiro a Escola Vidigal, especializada em arte e tecnologia para crianças daquela comunidad

Fonte: Agência Senado (1)

O nascimento de Vênus Sandro Botticelli (1483), Vik Muniz.

Conhecendo alguns artistas

SAYAKA KAJITA

É uma artista japonesa que consegue fazer esculturas com peças de plástico como colheres e copos.











JANE PERKINS


Produz peças incríveis que recriam obras de arte clássicas e retratos de pessoas famosas usando milhares de objetos coloridos encontrados na rua.


FRANCISCO DE PÁJARO

Recria peças com muita criatividade e um incomparável toque de humor com os materiais mais improváveis. Todos eles coletados nas ruas das cidades por onde vai passando.


FRANS KRAJCBERG

Nasceu na Polônia, mas naturalizou-se brasileiro. Suas obras refletem a paisagem brasileira, especialmente a floresta amazônica. Ele sempre usa elementos vegetais, como caules destruídos por incêndios que desfazem a vida na floresta.

outras obras nas quais vc pode se inspirar para produzir arte reciclável.

Obras que podemos fazer com material a ser reciclado

Colar com cápsula de café. Lave as cápsulas e deixe secar. Depois, corte a parte superior e descarte a tampa. Usando um alicate de ponta fina, achate as bordas da cápsula para ficar plana. Então, faça um pequeno furo em cada extremidade e passe o fio de nylon ou linha. Você pode adicionar contas ou miçangas, se desejar.

Esculturas de garrafa PET. Corte garrafas PET no formato desejado. Depois, cole as partes com ferro de soldar. Faça o acabamento da peça com tinta relevo, esmalte sintético, bem como uma mistura de cera para madeira e purpurina alemã. Dessa maneira, as esculturas terão um tom metalizado.

Pufe de pneus. Cubra um pneu velho e limpo com uma camada de espuma. Em seguida, faça o revestimento com um tecido resistente. Depois, costure as bordas. A peça servirá como uma confortável poltrona.

Luminária de papelão. Corte o papelão em tiras e cole-as para criar uma forma esférica. Essa estrutura pode ser adaptada à base de um sistema de iluminação antigo, assim como incorporar um fio com soquete para a lâmpada. 

Abajur de garrafa de vidro. É possível utilizar a garrafa inteira sem mexer em nada, caso ela seja bonita, ou pintar o vidro antes de encher com fios de LED. Você também pode cortar a base e pendurar a parte de cima como uma luminária de teto. 

Cortina de PET. Corte garrafas em tiras e amarre-as em um fio para criar uma cortina colorida e divertida.

Porta-lápis de alumínio. Pegue algumas latas de alumínio vazias e limpas e pinte-as com tinta spray ou acrílica. Depois de secar, você pode usá-las para guardar lápis, canetas e outros materiais de escritório.(familiaridades)







Fonte














Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTE E RECICLAGEM

6º ANO ARTE E NATUREZA ARTE E RECICLAGEM (Arte sustentável) (8 aulas) Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), e a proposta do ensino das...