sábado, 15 de junho de 2024

DESENHO DE UM MINUTO

EM UM MINUTO


“Se você pudesse dizer em palavras, não haveria necessidade de pintar”.
(Edward Hopper)

"Mas se os bois, os cavalos e os leões tivessem mãos, ou pudessem desenhar com as mãos e fazer obras como as dos homens, representariam os deuses, o cavalo semelhante aos cavalos, o boi aos bois, e fariam corpos  como os seus próprios".
(Heráclito de Éfeso)

Capa do livro: Desenhe! Piyasena e Philip (2015)

Embora uma das funções do ensino de desenho sempre tenha sido atingir uma meta, a representação de uma realidade, com um objetivo específico, trata-se do primeiro contato com o desenho e, ainda, de iniciar uma relação mais primordial, de descoberta entre suporte, gesto, material. O incentivo e, consequentemente, a expectativa deste momento é de aprender desenho, explorar o suporte e material, ainda com a intenção de reproduzir fotograficamente o mundo. (Sejanes, 2009).

No entanto, o desenho, a meu ver, deve ser encarado a partir de uma abordagem inicialmente lúdica com vistas a desenvolver as habilidades necessárias à produção de uma obra, não importando o fim, mas privilegiando o meio, i.e., aquisição de habilidades como uso dos elementos básicos da linguagem visual, a percepção de detalhes, a observação criteriosa etc. 

Assim, vamos iniciar com um desenho especial, que leva apenas UM minuto.

60 segundos, somente isso! 

É muito comum para quem está iniciando a falta de confiança em suas habilidades especialmente no desenho (Piyasena & Philip, 2015).

Alguns de nós realmente acham que nunca vão conseguir desenhar. Em alguns casos, esta ideia é incutida em nossas mentes ainda na infância, quando algum comentário desfavorável em relação a um desenho prematuro pode ter gerado associações negativas. 

Agora é hora de esquecer o passado e pensar positivamente. (Piyasena & Philip, 2015).

VOCE PODE DESENHAR! 
E deve!

Você pode desenhar! Todos podemos desenhar. Como tudo na vida, essa atividade requer apenas um pouco de confiança e treino exercício para aprimorar as suas habilidades. 

O desenho rápido pode ser uma boa alternativa para livrar-se das inibições além de ser um exercício perfeito para quem tem uma vida muito ocupada. 
Leve um sketchbook, ou caderno de esboços, consigo aonde quer que você vá e faça desenhos rápidos de pessoas e coisas que estão ao seu redor. 

Esta é uma boa forma de soltar o seu desenho: procure não sofrer a cada traço. Este tipo de desenho é semelhante às notas taquigráficas de um jornalista. Registrar de maneira rápida e precisa o que você vê é uma ótima técnica a se praticar.
 
Configure o seu relógio do celular, respire fundo, relaxe e comece. 

Todos os desenhos a seguir foram finalizados por diferentes artistas (alunos) no tempo proposto. 

Todos desenharam a mesma pessoa, porém com resultados distintos. 

Observe a variedade e estilo das linhas utilizadas nas figuras. Alguns não conseguiram completar a tarefa, mas todos conseguiram pelo menos desenhar as características faciais da modelo. (Piyasena & Philip, 2015).

Desenhos de 60 segundos 





Fonte 

Piyasena, S. and Philip, B. Desenhe! Curso de desenho dinâmico para qualquer um com lápis e papel à mão. 1ª Ed. São Paulo, Gustavo Gili, 2015.(download




Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTE E RECICLAGEM

6º ANO ARTE E NATUREZA ARTE E RECICLAGEM (Arte sustentável) (8 aulas) Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), e a proposta do ensino das...